Ajuda
PDF Imprimir

Sobre o Discolado

O que é o Discolado?

O Discolado é um banco de dados de artistas e discografias, construído com a colaboração dos usuários, que oferece à sua comunidade a possibilidade de comprar e vender discos novos e usados, em diversos formatos, além da troca de informações e opiniões sobre música em geral. O Discolado está em constante crescimento.

Eu posso ouvir música no Discolado?

Sim. Ao cadastrar novos álbuns, os usuários podem adicionar arquivos em MP3. Estes arquivos estarão disponíveis aos usuários, como desmonstração, somente quando houver ao menos um álbum à venda. Os usuários também podem fazer links com vídeos do Youtube relacionados às músicas.

O Discolado é uma loja?

O Discolado não é uma loja virtual convencional. Não temos estoque, apenas oferecemos espaço para que os usuários comprem e vendam discos entre si e cobramos uma comissão dos vendedores apenas sobre os ítens vendidos. Oferecemos aos usuários diversos serviços buscando tornar as negociações fáceis e seguras: integração com serviços de pagamento online (PayPal e Pagamento Digital), cálculo online de fretes pelos Correios, recomendações para embalagens seguras e sistema de qualificação de usuários após cada transação.

Navegadores suportados

Recomendamos para o uso do Discolado as últimas versões do Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari ou Internet Explorer (7 ou 8). O site pode ser utilizado com o Internet Explorer 6, mas pode apresentar problemas.

Funcionalidades atuais

- Compartilhamento: após encontrar ou adicionar seus discos e artistas preferidos no discolado, compartilhe-os em seu perfil do Facebook, MySpace, Orkut e outras redes socias.

- Compras seguras: efetue seus pagamentos com segurança pelos sistemas PayPal e Pagamento Digital. Você pode comprar discos usando cartão de crédito, débito e boleto, ou ainda por meio de depósito bancário.

- Entregas seguras: o cálculo de frete é feito automaticamente pelos Correios e os vendedores recebem recomendações para embalagens seguras.

- Adição Rápida de Álbuns: a pesquisa rápida em outros bancos de dados da web possibilita que um álbum encontrado tenha foto e dados adicionados automaticamente.

- Comunidade: encontre e adicione amigos ao seu perfil e troque mensagens por meio de seus murais de recados.

Estrutura e busca

O Discolado é organizado em artistas, álbuns e ítens à venda:

A página de um artista contém informações sobre o artista, links para seus discos e para artistas relacionados.

A página de um álbum contém os dados do álbum e links para os ítens à venda.

A página de um ítem à venda contém imagens do ítem à venda, informações sobre o estado da capa e do disco, sobre a reputação do vendedor e formas de pagamento oferecidas. O frete é calculado após a adição do ítem à venda ao carrinho de compras.

Você pode ver uma lista de artistas clicando nas letras iniciais apresentadas na barra de buscas, por exemplo, listando todos os artistas que começam com a letra "M".

Busca

A barra de buscas está localizada na parte superior da página. Adicione as palavras que você deseja, opte pelo tipo de resultados (artistas, álbuns, músicas ou álbuns à venda) e clique em Buscar.

A busca leva em consideração todos os campos de informações dos artistas e álbuns. Veja alguns exemplos:

- Se você procurar "Pernambuco" com a opção "Artistas" selecionada, obterá como resultado uma lista de artistas de Pernambuco;

- Se você procurar "Pernambuco" com a opção "Álbuns" selecionada, obterá como resultado uma lista de discos de artistas de Pernambuco;

- Se você procurar "Pernambuco" com a opção "Álbuns à venda" selecionada, obterá como resultado apenas os álbuns de artistas de Pernambuco que tenham ítens à venda no momento;

- Se você não inserir nenhuma palavra, selecionar a opção "Álbuns à venda" e clicar em Buscar, receberá como resultado a lista de todos os álbuns com ítens à venda no momento.

Você também pode inserir no campo de busca nomes de artistas, álbuns, músicas, gravadoras, produtoras, designers de capa, músicos ou outras palavras-chave. Experimente.

Contribuindo com o Discolado

O Discolado é um banco de dados construído com a colaboração dos usuários. Você pode contribuir adicionando artistas, álbuns, músicas, colocando ítens à venda, comentando artistas e álbuns e nos informando sobre os erros encontrados.

Para começar a compartilhar informações, basta que você se cadastre gratuitamente no site e clique em Adicionar Artista ou Adicionar Álbum no menu superior.

Recomendações essenciais

- Tenha sempre que possível o álbum que deseja cadastrar em mãos

- Insira somente as informações das quais você tem certeza. É preferível, na dúvida, deixar algo em branco. Outros usuários poderão complementar as informações.

- Ao utilizar a Adição Rápida de Dados, SEMPRE confira todos os campos.

- Antes de adicionar algo, sempre faça uma pesquisa anteriormente para ver se já não está cadastrado.

- Coloque sempre em maiúscula a primeira letra de uma frase ou título.

- Ao escolher os artistas relacionados, recomendamos nunca selecionar mais do que 5, caso contrário a lista de "Também relacionados" ficará enorme.

- Tire suas dúvidas sobre o preenchimento de campos colocando o cursor do mouse sobre o ícone "i" presente ao lado de cada campo.

- Sempre que possível, ao enviar arquivos mp3, utilize 128kbps. Arquivos muito pesados não serão tocados corretamente.

- Sempre que possível, envie as capas de discos com a dimensão mínima de 500x500 píxels.

- Utilize a seção Ajuda do site sempre que tiver dúvidas.

Como adicionar artistas

Para adicionar um artista, primeiramente faça uma busca para certificar-se de que ele ainda não está cadastrado. Depois, clique em Adicionar Artista no menu superior e siga preenchendo os dados. Cada campo do formulário contém instruções de preenchimento, para vê-las basta posicionar o cursor do mouse sobre os ícones "i" ao lado dos campos.

O Discolado optou por colocar na página dos artistas, ao invés de biografias que podem ser encontradas em diversos sites como a Wikipedia, algum verso de sua autoria que represente sua vida ou obra. Nos casos de artistas instrumentais, sugerimos que sejam colocadas frases do próprio artista ou de outra pessoa sobre este.

Ao selecionar os artistas relacionados, mantenha pressionada a tecla Control (Windows ou Linux) ou Command (Mac) ao clicar para que possa selecionar mais de um artista. Recomendamos 5 como o número máximo de artistas relacionados. Caso você selecione mais que cinco, a lista de "também relacionados" ficará enorme, e talvez sem sentido.

Ao cadastrar novos artistas, aconselhamos o uso de outros sites para a obtenção de fotografias e informações. O Discolado recomenda o uso do Google Imagens, da Wikipedia e dos sites oficiais dos artistas.

Após adicionar um artista, sua página será exibida. Solicitamos que você faça uma conferência de todas as informações e, caso necessário, corrija-as clicando no link situado no canto superior direito da tela (editar artista).

A equipe do Discolado poderá editar, corrigir ou mesmo apagar informações com base em denúncias e solicitações de outros usuários ou do próprio artista.

É muito importante ao cadastrar um novo artista observar os direitos autorais referentes a fotografias e textos antes de adicioná-los ao Discolado. A autoria sempre deverá ser citada.

Como adicionar álbuns

Para adicionar um álbum, primeiramente faça uma busca para certificar-se de que ele ainda não está cadastrado. Depois, clique em Adicionar Álbum no menu superior.

Serão apresentadas duas opções: Tentar adição rápida ou Preencher os dados manualmente.

Tentar Adição Rápida

A Adição Rápida de Álbum é um recurso do Discolado que possibilita a busca do disco desejado em outros bancos de dados na web, retornando uma lista de possibilidades, caso algo seja encontrado.

Caso você encontre o disco procurado, a capa, a lista de músicas e parte dos dados serão importados automaticamente, bastando conferir estes dados e complementar o que estiver faltando.

Para tentar uma adição rápida, siga os seguintes passos:

- Insira no campo de busca o nome do álbum. Para melhores resultados, insira também, na sequência, o nome do artista. Caso o nome do álbum seja o mesmo do artista, coloque o nome do artista e o ano de lançamento do álbum (exemplo: Roberto Carlos 1971);

- Clique em Procurar este álbum;

- Caso sejam apresentados resultados, verifique nos resumos qual é o álbum mais próximo do que você procura. Verificar o ano de lançamento é uma boa dica. Não se importe com o formato (se é CD ou Vinil), pois o Discolado não considera este dado para os álbuns, apenas para os ítens à venda.

- Se encontrar o disco que deseja, clique em "Este álbum que eu queria!". O resumo será expandido.

- Confira por meio dos dados e lista de músicas se é mesmo o álbum que você queria. Caso seja, corrija os eventuais erros, complemente os campos em branco e clique em "Salvar álbum". Caso não seja, experimente clicar em outros resumos.

- Se você não encontrar mesmo o álbum desejado, desça até o final da página e clique em "Cancelar". Reinicie o processo optando por "Preencher os dados manualmente".

A Adição Rápida de Álbum normalmente é mais eficaz para álbuns de artistas internacionais, mas você também pode tentar buscar álbuns de artistas brasileiros.

Preencher os dados manualmente

Caso não obtenha sucesso com a Adição Rápida de Álbuns, opte por "Preencher os dados manualmente" e siga preenchendo os dados. Cada campo do formulário contém instruções de preenchimento, para vê-las basta posicionar o cursor do mouse sobre os ícones "i" ao lado dos campos.

Sugerimos sempre que tenha em mãos o álbum que deseja cadastrar. No entanto, o uso de outros sites para a obtenção de fotografias e informações pode facilitar o processo. O Discolado recomenda o uso do Google Imagens, da Wikipedia e dos sites oficiais dos artistas.

Os campos, em geral, são de preenchimento intuitivo, no entanto listamos abaixo aqueles que podem gerar dúvidas:

Outros artistas: Este campo deve ser preenchido no caso dos álbuns com mais de um artista. O álbum, por regra, será colocado na página do primeiro artista, mas conterá o nome dos outros. Veja os exemplos abaixo:

- O álbum "Caetano e Chico - Juntos e ao vivo" deverá ter como "Nome do artista" Caetano Veloso, como "Outros artistas" Chico Buarque, e estará localizado na página de Caetano Veloso.

- O álbum "No Quarter", de Jimmy Page e Robert Plant, deverá ter como "Nome do artista" Jimmy Page, como "Outros Artistas" Robert Plant, e estará localizado na página de Jimmy Page.

Faixas: No box Faixas, clique em Adicionar Música e um campo será aberto para que você adicione o número da faixa, o nome da faixa e para que envie um arquivo em mp3, caso tenha disponível.

Sobre os arquivos mp3: os arquivos mp3 enviados para o Discolado somente estarão disponíveis para audição quando houver pelo menos um ítem à venda do álbum em questão, para fins demonstrativos. Solicitamos que ao enviar um arquivo em mp3 esteja certo de que este corresponde à versão do álbum em questão. Solicitamos que envie arquivos com tamanho adequado para streaming, pois arquivos muito pesados podem não ser reproduzidos adequadamente. Arquivos maiores que 10 megabytes não serão aceitos.

Após adicionar um álbum, sua página será exibida. Solicitamos que você confira todas as informações e, caso necessário, corrija-as clicando no link situado no canto superior direito da tela (editar álbum).

A equipe do Discolado poderá editar, corrigir ou mesmo apagar informações com base em denúncias e solicitações de outros usuários ou do próprio artista.

É muito importante ao cadastrar um novo álbum observar os direitos autorais referentes a fotografias e textos antes de adicioná-los ao Discolado. A autoria destes sempre deverá ser citada.

Como comprar

Para comprar no Discolado, siga os passos abaixo:

1- Registre-se. O registro de usuário é rápido e gratuito.

2- Encontre o que você deseja (Vinil, CD, DVD, etc) utilizando a barra de buscas, a navegação por letras ou por meio da página de perfil dos usuários, na aba "Meus ítens".

3- Confira as qualificações do vendedor, o preço, o estado da capa e do disco e as formas de pagamento aceitas.

4- Adicione os ítens desejados ao carrinho de compras.

5- Clique em "Minhas Compras", no menu superior. Confira se deseja mesmo os ítens do carrinho. Caso deseje otimizar o frete, confira os outros ítens à venda do mesmo vendedor.

6- Selecione o tipo de frete - PAC ou Sedex - levando em consideração o preço e prazo de entrega. O frete sempre será pago pelo comprador. Verifique o valor total da encomenda após selecionar o tipo de frete desejado.

7- Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão correspondente.

8- Caso tenha optado por Pagamento Digital ou PayPal, você será redirecionado para a página correspondente e deverá realizar o pagamento na hora. O vendedor será notificado da venda e enviará a encomenda para o seu endereço cadastrado no Discolado. O Discolado recomenda sempre que possível optar por estes serviços de pagamento, pois eles oferecem maior proteção ao comprador. Eles retém o pagamento por alguns dias e, caso o comprador não receba o produto, poderá estorná-lo. Verifique nos sites do PayPal e do Pagamento Digital maiores detalhes sobre este procedimento.

9- Caso opte por transferência bancária, você receberá em seu email os dados bancários do vendedor. Realize o depósito o mais rápido possível (o vendedor reservará seus ítens por 3 dias) e avise o vendedor por meio do link apropriado presente no email enviado pelo Discolado.

10- Após receber o ítem encomendado, abra novamente o email recebido pelo Discolado e qualifique o vendedor pelo link apropriado, levando em consideração a coerência entre o estado dos discos recebidos e sua descrição, o prazo de entrega, a qualidade da embalagem, etc. É importante ressaltar que as qualificações tornam-se parte permanente do perfil dos usuários, portanto, seja responsável. Caso enfrente algum tipo de problema, tente primeiro conversar com o vendedor por meio de seu mural. Não se esqueça que você também será qualificado pelo vendedor.

Importante: o Discolado permite aos usuários realizar compras de apenas um vendedor por vez. Sugerimos que você verifique os outros ítens à venda do vendedor antes de fechar a compra, desse modo você pode otimizar o frete. Caso queira comprar ítens de diferentes vendedores, conclua a compra com o primeiro e recomece o processo.

Como vender

Para vender ítens pelo Discolado, após efetuar seu cadastro grátis, você precisará obter o status de vendedor. Para isso, clique em "Como Vender?" no menu superior e siga as orientações. O Discolado não cobra mensalidades ou tarifas por anúncios. Somente será cobrada uma comissão de 10% sobre o valor dos ítens que forem vendidos em determinado mês, com a cobrança mínima de R$ 1,00 para ítens com valor inferior a R$ 10,00.

Caso você opte por oferecer aos compradores a opção de pagamento via Pagamento Digital e/ou PayPal, o que é altamente recomendável, solicitamos que verifique nos respectivos sites as taxas cobradas por transação e os prazos de liberação de pagamentos.

Apenas os discos presentes no banco de dados poderão ser vendidos no Discolado. Se o ítem que você pretende vender ainda não está cadastrado, você poderá incluí-lo por meio dos menus "Adicionar Artista" e "Adicionar Álbum".

Após obter o status de vendedor, siga os passos abaixo:

1- Encontre o que você deseja vender: faça uma busca por artista ou álbum e verifique se o álbum que você pretende vender já está cadastrado.

2- Caso o álbum ainda não esteja cadastrado, adicione-o ao banco de dados por meio do menu "Adicionar Álbum". Caso seja necessário, utilize também o menu "Adicionar Artista".

3- Caso o álbum já esteja cadastrado, basta entrar na página correspondente, certificar-se de que realmente se trata do mesmo álbum que você possui e clicar em "Vender este álbum".

4- Preencha os campos do formulário que será apresentado. Cada campo contém suas instruções de preenchimento, para acessá-las basta posicionar o cursor do mouse sobre o ícone "i" situado ao lado de cada um dos campos.

5- O preenchimento correto do estado da capa e do disco é de suma importância. O comprador qualifica o vendedor com base no estado do disco recebido e na descrição que o vendedor deu para o ítem. Seja muito realista nessa descrição.

6- O campo "Detalhes do ítem à venda" deve ser preenchido com base exclusivamente no ítem que você está colocando à venda. As informações sobre o álbum já estão no banco de dados. Este campo é reservado para detalhes como por exemplo: capa com pequeno rasgo em um canto, capa com rabiscos, rótulo com rabiscos, disco com a faixa 1 do lado A riscada e pulando, capa colada com fita adesiva, caixa do CD com encaixe quebrado, etc.

7- Você pode colocar até quatro fotos do ítem que está vendendo. Estas fotos servirão para mostrar aos interessados os detalhes descritos no campo anterior. Não se esqueça que o usuário já conhece a capa do disco, pois esta está presente no banco de dados, na página do álbum. Arquivos maiores que 10 megabytes não serão aceitos.

Quando um usuário comprar algum ítem que você anunciou, você receberá imediatamente uma mensagem do Discolado contendo os procedimentos que você deve seguir.

Caso o comprador tenha optado por pagar pelo Pagamento Digital ou PayPal, você já terá sido pago e deverá proceder o quanto antes o envio dos ítens, considerando:

- A forma de envio escolhida pelo comprador (PAC ou Sedex);

- As recomendações de embalagem do Discolado. O cálculo do valor do frete é feito com base nessas recomendações. Caso você não as siga, poderá obter nos Correios um valor de envio discrepante do valor calculado pelo sistema. As possíveis diferenças no preço do envio são de responsabilidade e deverão ser cobertas pelo vendedor.

- O endereço do comprador, presente no email enviado pelo Discolado.

Assim que realizar o envio da encomenda, lembre-se de enviar o código de rastreamento ao comprador, por meio de mensagem privada.

Caso o comprador tenha optado por pagar por depósito bancário, o comprador e o vendedor receberão um email do Discolado contendo os procedimentos que deverão ser seguidos.

O email enviado ao comprador conterá os dados das contas que você cadastrou no Discolado. Ele poderá optar pelo depósito em uma delas e terá até três dias para efetuá-lo. Após efetuar o depósito, o comprador deverá notificar o vendedor por meio de mensagem privada.

O vendedor deverá reservar os ítens encomendados por três dias. Assim que receber o aviso de pagamento do comprador por meio de mensagem privada do Discolado, deverá marcar na aba "Minhas vendas" de sua página de perfil que o pagamento foi concretizado e proceder imediatamente o envio da encomenda.

Caso o comprador não efetue o pagamento em até três dias, o vendedor poderá re-publicar os ítens na aba "Meus Ítens" de sua página de perfil, tornando-os novamente disponíveis para venda.

Após o recebimento da mercadoria o comprador realizará a qualificação do vendedor, levando em consideração a coerência entre o estado dos discos recebidos e sua descrição, o prazo de entrega, a qualidade da embalagem, etc. É importante ressaltar que as qualificações tornam-se permanentes em seu perfil e serão vistas pelos outros usuários. Portanto, seja responsável em seus anúncios, fiel em suas descrições e ágil e cuidadoso no envio das encomendas. Caso enfrente algum tipo de problema, tente primeiro conversar com o comprador por meio de seu mural. Após a concretização da venda, você também poderá qualificá-lo.

Código do comprador

Ao decidir comprar um ítem de um vendedor e concluir a transação, você está concordando com os seguintes termos:

1- Você aceitou pagar pelo(s) ítem(s) o valor estabelecido pelo vendedor mais o valor do frete apresentado na página "Minhas Compras". Você tem a obrigação de efetuar o pagamento sem demora, pelo meio disponibilizado pelo vendedor que considerar mais conveniente, e o vendedor concorda em enviar a encomenda assim que receber o pagamento. Você não está apenas expressando um possível interesse na compra. Ao clicar em "Pagar" na página "Minhas Compras" você está declarando que decidiu comprar e que efetuará o pagamento ao vendedor o mais rápido possível. Usuários que demorarem a pagar ou não honrarem seus compromissos serão qualificados coerentemente pelos vendedores e poderão ter seus cadastros no Discolado cancelados.

2- Você se empenhará em manter um diálogo aberto com o vendedor, por meio de seu mural de mensagens, sempre que ocorrer algum imprevisto. Você utilizará o sistema de qualificação do vendedor como um indicador de sua satisfação final, após esgotadas todas as possibilidades de diálogo, e não como uma retribuição imediata por um problema ainda não resolvido. Usuários que deixarem comentários maldosos ou injustos no sistema de qualificações poderão ter seus cadastros cancelados.

3- Ao clicar em "Comprar" na página "Minhas Compras", você está ciente de que está realizando uma transação privada entre você e o vendedor, e aceita manter o Discolado isento de qualquer reclamação por danos, prejuízos ou outros inconvenientes que possam vir a ocorrer.

4- Antes de efetuar a compra de um vendedor, você declara que verificou suas qualificações e comentários, a descrição de seus ítens à venda, as formas de pagamento oferecidas e os "Termos e Condições de Uso" do Discolado. O Discolado não é responsável e não mediará qualquer tipo de disputa. Você está comprando um ítem do vendedor, não do Discolado.

5- O Discolado reserva-se o direito de bloquear ou cancelar o cadastro de qualquer usuário por conduta incorreta no uso do site e na compra e venda de produtos.

Código do vendedor

Ao colocar à venda um ítem no Discolado, além de ter lido e concordado com os "Termos e Condições de Uso" deste site, você está concordando com os seguintes termos:

Preço e disponibilidade

1- Os ítens que você possui à venda estão em seu poder e à disposição para o envio imediato pelo preço cadastrado.

2- Caso você venda por outros meios um ítem anunciado no Discolado, você se compromete a despublicá-lo imediatamente deste site, por meio da aba "Meus ítens" de sua página de perfil.

3- Seu estado de conservação é totalmente fiel àquele descrito no anúncio.

4- Você não condiciona o comprador a nenhum tipo de restrição relacionada a número mínimo de ítens ou do valor total da compra.

Pagamentos e envio

5- As encomendas serão enviadas sem atraso assim que você receber o pagamento (em caso de depósito bancário) ou assim que o PayPal ou Pagamento Digital acusarem que o comprador efetuou o pagamento, mesmo que a liberação do pagamento ainda esteja pendente por tais sistemas.

6- Assim que obtiver o código de rastreamento de encomendas dos Correios, o vendedor se compromete a enviá-lo o mais breve possível ao comprador por meio de mensagem privada.

7- Você sempre seguirá as recomendações de embalagem do Discolado.

8- Você se responsabiliza por sempre respeitar a forma de envio escolhida pelo comprador - PAC ou Sedex - e arcar com eventuais diferenças de preço de envio entre a agência dos Correios e o sistema de cálculo online de fretes.

9- Você se compromete, assim que receber a comunicação de depósito bancário, a efetuar imediatamente a mudança no status do pagamento na aba "Minhas Vendas" da sua página de perfil.

Comunicação e qualificações

10- A comunicação com os compradores deve ser sempre atenciosa e educada.

11- A comunicação com os compradores deve sempre se dar por meio do mural de recados da página de perfil e pelo sistema de mensagens privadas do Discolado. Não é permitida a divulgação, em qualquer parte deste site ou de mensagens trocadas por meio dele, de contatos como e-mail, telefones, endereços web ou outros tipos sem a autorização prévia do Discolado.

12- Quando houver qualquer tipo de problema ou imprevisto, a qualificação de usuários deverá sempre ser feita após esgotadas todas as formas de diálogo possíveis.

Privacidade e Responsabilidades

O Discolado não é responsável e não intermediará qualquer tipo de disputa entre usuários. O pagamento de seus ítens é realizado diretamente do comprador para você, pelos meios que você disponibilizou, sem em nenhum momento estar em posse do Discolado, da mesma forma que suas mercadorias jamais estarão sob nossa posse.

O Discolado reserva-se o direito de bloquear ou descadastrar qualquer vendedor por conduta inadequada.

Você isentará o Discolado de qualquer tipo de reclamação por danos, perdas, lucros cessantes ou qualquer outro tipo de inconveniência que possa vir a ocorrer.

As informações de contato dos usuários do Discolado não poderão ser utilizadas para fins de publicidade ou qualquer outro tipo de uso que não os de finalidade deste site.

Cobrança de comissão

O Discolado enviará a cobrança de comissão aos vendedores mensal ou bimensalmente, dependendo do valor devido. Somente será realizada cobrança quando o vendedor tiver efetuado vendas pelo site.

A cobrança consistirá na somatória das comissões sobre o valor de anúncio de cada ítem vendido em determinado período. O valor da comissão é de 10% por ítem vendido, com valor mínimo de R$ 1,00 por ítem (será cobrado R$ 1,00 por ítem vendido quando o valor do mesmo for inferior a R$ 10,00).

A forma de pagamento será indicada na cobrança.

O não pagamento das comissões devidas no prazo estabelecido, além de juros e multa, poderá acarretar a suspensão temporária dos anúncios do vendedor, o cancelamento de seu status de vendedor ou ainda o cancelamento definitivo de seu cadastro no Discolado.

Lembramos que é com as receitas provenientes das comissões que o Discolado se mantém funcionando e se aperfeiçoando constantemente.

Recomendações de embalagem

As recomendações de embalagem do Discolado são essenciais por dois motivos: para o cálculo correto do preço de frete e para a entrega segura das encomendas.

O cálculo de frete é baseado nos seguintes fatores:

- Tipo do ítem: vinil compacto, vinil LP, CD, DVD, VHS, etc;

- Número de discos: 1=disco simples, 2= disco duplo, 3=disco triplo, etc;

- Peso: o peso dos produtos é atribuído automaticamente pelo Discolado;

- CEP: o cálculo leva em consideração os endereços cadastrados nos perfis do comprador e vendedor;

- Embalagem: o cálculo considera que o vendedor está utilizando as recomendações de embalagem descritas abaixo.

Embalagem:

O cálculo do frete, seja PAC ou Sedex, considera que o vendedor sempre utilizará a medida máxima de embalagem de 35 x 35 x 22cm.

Caso a embalagem não ultrapasse essas medidas, o cálculo de frete oferecido pelo Discolado será bastante preciso.

Este tamanho de embalagem será suficiente para a grande maioria das encomendas. Para se ter uma idéia, cabem mais de 50 discos de vinil nesse volume. No entanto, nos casos em que o volume de compras necessite de uma embalagem maior que essa, o Discolado considera uma compra grande e que o vendedor poderá arcar com a diferença entre o frete estimado pelo site e o cobrado na agência dos Correios.

O valor do frete estimado pelo sistema é calculado, em tempo real, em uma consulta ao site dos Correios. Eventuais diferenças entre o valor calculado pelo sistema e o valor cobrado na agência dos Correios deverão sempre ser arcados pelo vendedor.

Dicas de Fotografia

Aconselhamos sempre que possível, ao cadastrar um álbum, procurar utilizar fotos já disponíveis na internet. O serviço Google Imagens é uma boa fonte de fotografias. Capas de álbuns também podem ser encontradas nas páginas oficiais dos artistas, blogs e lojas online.

O tamanho mínimo recomendado para as fotos de capa e contracapa é de 500x500 pixels, no caso de álbuns quadrados (vinil e CD, por exemplo). Para DVD e outros formatos, recomenda-se sempre que o menor lado da foto tenha no mínimo 500 pixels. Fotos com tamanhos muito maiores que este, além de tornarem o carregamento mais lento, não têm utilidade, pois o sistema as reduzirá no momento da exibição.

Caso você não encontre na web nenhuma foto da capa do álbum que pretende cadastrar, será necessário que você mesmo o fotografe ou digitalize. Para fazer isso com qualidade, siga as recomendações abaixo:

- Capas pequenas (CD e DVD, por exemplo) podem ser digitalizadas por meio de um scanner;

- Capas maiores (vinil) deverão ser fotografadas. Caso você não possua uma máquina fotográfica digital, lembre-se que diversos aparelhos de celular possuem essa função;

- Lembre-se sempre de tirar o plástico protetor da capa antes de fotografá-la;

- A melhor luz é luz do dia. Recomendamos sempre que as capas sejam fotografadas de dia, na varanda ou próximo à janela, mas sem exposição direta ao sol. Lembre-se que o sol direto poderá danificar o disco;

- Enquadre a capa de modo que sobre o menor espaço possível no quadro, e de modo que não haja o corte em nenhuma borda;

- Certifique-se de que está posicionado de modo perpendicular ao disco. Você pode fazer isso pendurando-o em uma parede ou colocando-o sobre o chão;

- Certifique-se de que não há reflexos ou sombras indesejadas sobre a capa;

- Após tirar a fotografia, abra-a em algum programa de edição (Photoshop, Gimp, etc) e utilize uma ferramenta de corte para deixar na foto somente a capa do disco. Essas ferramentas normalmente são representadas pelo ícone de uma gilete, e podem chamar-se razor ou crop;

- Salve a imagem no formato jpg, com as dimensões 500 x 500 pixels e envie para o Discolado no momento da adição do álbum;

- Recomendamos como nomenclatura o nome do artista seguido pelo nome do álbum. Espaços deverão ser substituídos por underline (_).

Direitos Autorais

O Discolado e sua comunidade têm como premissa o respeito aos direitos autorais. Os usuários devem sempre estar atentos ao adicionar qualquer conteúdo ao site. As fontes e autores sempre deverão ser citadas. As músicas somente poderão ser ouvidas quando o respectivo álbum estiver à venda, para fins de demonstração, conforme prevê e lei brasileira de direitos autorais (Lei 9610/1998). Caso o usuário encontre alguma irregularidade no site, solicitamos que nos avise pelo link "Encontrou algo errado nessa página?" que está presente em todas as páginas de álbuns e artistas. O conteúdo inadequado será removido imediatamente do site.


Ainda com dúvidas? Escreva para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.